quarta-feira, 29 de abril de 2009

Daniele Viana - Blog
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Portfólio - Técnicas, dicas e exemplos de criação (atualizado)
Publicado em 20/11/08, na categoria Elementos e técnicas, Webdesign
(atualizado com novos exemplos)
Projetar seu portfólio é provavelmente a coisa mais frustrante do mundo.
Todos os colegas com quem conversei falam da dificuldade de concluir e das dezenas de vezes que abandonam e recomeçam.
Esse meu site mesmo, que além de blog, serve como portfólio passou por umas 4 tentativas até terminar desse jeito, ele inclusive chegou a ser rosa e com florzinhas coloridas, mas todos as versões estavam mal acabadas do tipo “vamos deixar assim por enquanto”. E confesso que ainda não estou completamente satisfeita com a versão atual, tenho idéias novas pra ele todos os dias…
Evidentemente é a nossa ligação com o trabalho que prejudica o julgamento na hora da criação.
As pessoas com quem converso e que reclamam de seus portfólios geralmente o fazem por motivos pequenos, por um perfeccionismo quase sem explicação. Em muitos casos o trabalho é fantástico, mas pra ele ainda falta alguma coisa… É quase uma lei básica da natureza “todos devem estar insatisfeitos com o próprio portfólio”….
Em primeiro lugar o que é um portfólio?
Basicamente é a forma de tornar seus trabalhos portáteis. É tê-los em mãos, reunidos em um só lugar (pasta, web, cd) para uma exibição rápida quando necessário. Através do portfólio, entre outras coisas, as empresas contratantes tem a chance de avaliar e traçar uma linha da sua evolução e crescimento profissional.
Como era o trabalho dele em 2000? E em 2006? Quanto o profissional evoluiu com relação ao mercado? Ele conseguiu acompanhar? As respostas para essas perguntas devem estar no seu portfólio
Como começar?
Do começo é claro, projetando, criando o layout. Nós sempre ouvimos falar do quanto é importante inovar e investir em coisas diferentes, mas na hora de criar um portfólio temos que ter certeza absoluta do que pretendemos alcançar com ele, e torná-lo familiar ao publico alvo.
Se você é programador, mostre programação, se vc trabalha com flash e interação, mostre isso! Se você que ser contratado como designer “layout em primeiro lugar” e assim por diante.
Não pense em trabalhar um portfólio com animações incríveis e interação absurdamente maluca se vc deseja trabalhar com padrões web…. Não faz sentido algum…. Já vi pessoas sendo criticadas por construir um portfólio em flash pois não era acessível a certas situações, mas o criador só trabalhava com flash! E muito bem por sinal! ele buscava uma colocação nessa área, porque ele tentaria usar de outras ferramentas e acabar prejudicando o resultado? É tudo uma questão de caso….
Voltando ao layout: Lembre-se que o portfólio será o seu conhecimento técnico aliado a sua capacidade de resolver problemas.
Você pode e deve seguir um conceito, mas quanto menos específico ele for, mais amplo será seu publico alvo (evidentemente). Se você escolhe um estilo distressed dificilmente vai encher os olhos de uma empresa voltada para o desenvolvimento de sites corporativos e de negócios. Então tente ser neutro, mas sem ser previsível ou básico demais.
O que colocar?
No portfólio digital você não vai poder estar ao lado para apresentar as peças e escolher a ordem que o contratante deve navegar qual trabalho ver primeiro, etc, então todo o conteúdo deve ser agradável e interessante, pois eles podem começar de qualquer lugar, se, de inicio, se depararem com um longo texto sobre a sua infância e as maravilhas do lugar onde nasceu, pode ser que nem cheguem a ver os trabalhos.
É importante constar informações resumidas de localização, contato, conhecimentos, formação acadêmica, áreas de interesse e seu currículo pra download.
É no currículo que as informações acima devem ser detalhadas, se o contratante quiser detalhes, é lá que ele vai procurar.
No portfólio, exponha o suficiente para despertar o interesse, mas não se esqueça que ele não substitui o currículo, apenas complementa. Muitas vezes o setor que analisa os concorrentes não é o mesmo que contrata, então é sempre necessário uma versão de fácil impressão que possa ser apresentada a parte competente.
E os trabalhos?
Antes de começar esse artigo, eu dei uma procurada pela net para ver o que as pessoas estavam dizendo a respeito, e encontrei coisas bem interessantes como no letsrider e no webinsider.
Em geral as pessoas sugerem que se monte um portfólio apenas com seus melhores trabalhos alguns sugerem começar pelos seus 3 melhores. Eu penso que essa não é a melhor idéia.
Como falei no inicio, o portfólio deve mostrar a sua evolução como profissional e a sua capacidade de aprendizado.
Exponha o maior número de casos possível, ordene por ano de criação, deixando os mais recentes primeiro, é provável que esses sejam os melhores, então não há porque temer. Se não forem, faça um breve estudo do caso, explique suas dificuldade e como você trabalhou para superá-las, esclareça o que o impediu de atingir seu potencial, se foram exigências do cliente, publico alvo, dificuldades técnicas ou de equipe, investimento financeiro. Se o problema for o cliente, aquele tipo que gosta de alterações que comprometem todo o trabalho, seja critico no estudo do caso, mas nunca seja ofensivo.
E como eu falei, exponha o maior número de trabalhos possível, mostre não só a sua capacidade criativa, mas também a sua experiência profissional.
Tá, mas e eu que ainda não tenho nenhum cliente?
Eu encontrei muitas pessoas com essa dificuldade: como criar um portfólio se eu estou começando agora e ainda não tenho trabalhos pra mostrar?
O melhor jeito é criar e criar e criar.
Desenvolva sites para amigos e familiares, eu quando estava começando, costumava dar sites de presente de aniversário, fazia uma especie de fotolog comemorativo, foi assim que comecei a aprender o tratamento de fotos.
Fã clube também é uma ótima sugestão. Normalmente eles tem fotos maravilhosas de artistas e fáceis de trabalhar, vai agregar valor a sua apresentação e ao mesmo tempo alegrar o pessoal que se dedica ao artista.
Outra opção que me agrada muito são as Organizações não Governamentais/Ongs, ao mesmo tempo que você ganha portfólio, ajuda o desenvolvimento dos projetos sociais.
Em último caso existe a opção de inventar empresas. Se você tem uma idéia pra sapataria, por exemplo, mas não tem um cliente, desenvolva o site, hospede no seu domínio e dê a ela um nome como “Sapataria seu nome aqui” para deixar evidente que essa empresa não existe. Mais tarde você pode até conseguir vender o layout pra alguma empresa do ramo.
Por fim…
…Essas são as técnicas que sugiro pra montagem de um portfólio, pois esse artigo já se prolongou demais. Nas próximas semanas pretendo escrever uma segunda parte abordando idéias que podem ser agregadas ao portfólio, tendências, diferenciais e como divulgá-lo depois de pronto.
Para essa seleção de sites eu procurei escolher trabalhos com elementos bem distintos. Espero que seja inspirador pra vc que está procurando uma forma diferente de expor seu trabalho.
Boa sorte!

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